UFO Space

O projeto UFO Store é um espaço multifuncional localizado na cidade de Canoas/RS e administrado pela EXO Inteligência Colaborativa. Criado para ser uma plataforma empreendedora visa reunir mentes diferenciadas em um ambiente de inteligência coletiva capaz de impulsionar a geração e o desenvolvimento de negócios. Inspirado em ambientes de inovação e coworkings europeus, traz consigo a predominância arquitetônica sueca e escandinava na busca pelo até então desconhecido (representado pela sigla “UFO”). Procura oferecer workspaces que possam abduzir pessoas, empresas ou eventos de forma fixa ou por temporada.

O projeto tem em seu cerne tornar o espaço de trabalho um local de colaboração mútua que se manifeste como catalisador e forma de inspiração para relações interpessoais, possibilitando diversas interações com o espaço que coabitam. Partimos da premissa UFO, do inglês “Unknow Flying Object”, nome adotado para o empreendimento e que em português significa objeto voador não identificado.

Por se tratar do projeto piloto do UFO Space, a primeira unidade UFO Store foi desenvolvida com características marcantes nas questões funcionais, conceituais e contextos físicos. Já na fachada nos deparamos com o elemento estruturador e unificador do projeto, um muro de gabião composto por módulos metálicos preenchidos com pedras “flutuantes”. Esta cortina de aço e pedra, um grande e único elemento que resolve forma e função do projeto, ao dobrar-se, percorre longitudinalmente todo o espaço, dividindo as salas de reuniões e os escritórios dos ambientes compartilhados como o café, bancada de trabalho e arquibancada. Ao longo de toda sua extensão acolhe nichos expositores, pequenos locais de trabalho e lockers.

A fim de aproximar o ambiente ao conceito UFO posicionamos as pedras do muro de gabião de maneira a captar o sentido de Espaço sideral, nomeando-as de “pedras antigravitacionais”. Além disso, luminárias circulares foram deslocadas e rotacionadas para criar a sensação de objetos voadores não identificados sobrevoando os ambientes de trabalho.

Na parede oposta aos escritórios encontra-se outra estrutura metálica modulada semelhante à central, porém sem as pedras e a malha metálica que as envolvia, podendo assim servir de expositor para produtos diversos. Quem sobe para o mezanino, ao lado da arquibancada, encontra espaços de estudos com bancada apropriada, uma área para pequenas reuniões de “brainstorming”, além de um local de descompressão e descanso para leitura que possui uma “trampoline”, rede-cama onde a malha tramada manualmente é presa à estrutura metálica do mezanino. A materialidade simplificada e minimalista adotada evidenciada pelo uso do aço e da madeira, materiais industriais, puros e inalterados, unida às últimas tecnologias de automação comercial juntamente com a temática intergaláctica intrínseca à marca UFO, procuram traduzir e alimentar a incessante busca do ser humano por espaços cada vez mais tecnológicos, promovendo interação social e o caráter colaborativo para formar um ambiente de trabalho exclusivo.

 

Cliente: UFO Space
Localização: Canoas/RS
Área total: 600m2
Arquitetura: Comercial
Ano: 2018